O uso das ferramentas digitais é uma tendência universal e, no Brasil, não é diferente. Segundo pesquisa realizada pela Accenture, em 2015, vem aumentando o número de brasileiros que utilizam o PEP- Prontuário Eletrônico do Paciente.  A pesquisa revela que um em cada quatro médicos brasileiros já utilizam algum tipo de ferramenta digital regularmente nas suas clínicas e consultórios. 87% dos entrevistados escutados na pesquisa, que aderiram ao formato de Prontuário Eletrônico, acreditam que houve melhoria na satisfação dos pacientes. 75% acreditam que houve ampliação na comunicação com seus pacientes e 56% citam maior exatidão no processo.

É importante lembrar que o prontuário já não é mais de acesso exclusivo do médico. É de grande importância o acesso desse documento por outros profissionais da saúde para um trabalho multidisciplinar, o que é facilitado pela implantação do Prontuário Eletrônico. Além disso, é direito do paciente ter acesso a esse documento. No artigo 70, do código de Ética Médica, no capítulo sobre relação paciente e familiar diz que é vedado ao profissional “negar ao paciente acesso a seu prontuário médico, ficha clínica ou similar, bem como deixar de dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para o paciente ou para terceiros”.

Confira as principais vantagens na implantação do PEP:

Economia e praticidade

O gasto com a compra de papel pode parecer irrelevante em um primeiro momento, porém, em longo prazo, pode trazer uma economia considerável nos gastos fixos da empresa. A não necessidade de um espaço para arquivamento de papel pode, por outro lado, aumentar o seu espaço físico e facilitar todo o processo que envolve o arquivamento do material.

Mais tempo com o que realmente importa

O médico pode dedicar o seu tempo com o que realmente importa: seu paciente. O melhor aproveitamento da consulta e o aumento da produtividade podem estreitar a relação médico-paciente, tornando o atendimento mais humanizado.

Segurança 

Informatizar o acesso ao histórico de atendimento do paciente reduz as chances de erro médico e facilita, por exemplo, a prescrição de medicamentos. A possibilidade de armazenamento em nuvem protege os dados de maneira mais segura, facilita o acesso e o trâmite das informações do paciente e elimina eventuais problemas de perda, elegibilidade na escrita ou extravio do documento, aumentando assim a segurança dos procedimentos.

Melhora na rotina financeira

O PEP pode ser um bom aliado no controle da  vida financeira da sua clínica ou consultório. Quando integrado a um módulo financeiro ele possibilita uma visão panorâmica das finanças ao realizar tarefas importantes como conferir e atualizar o fluxo de caixa, além de uma análise financeira do seu consultório de forma prática e simples, contribuindo na gestão de seu negócio.

Gostou do nosso post sobre o Prontuário Eletrônico do Paciente? Para mais dicas de como melhorar a vida financeira e gestão de seu consultório médico continue nos acompanhando. Estamos sempre atualizando nossos canais com conteúdos importantes sobre a área.