Os clientes são a alma de qualquer negócio, já que são eles quem contratam e pagam o serviço, fornecendo a receita para o negócio. Se o médico deseja alcançar o sucesso, é necessário que ele saiba fidelizar pacientes da clínica, independentemente do tamanho do estabelecimento.

Entretanto, somente a boa vontade não é suficiente para que o médico consiga alcançar o objetivo. Continue esta leitura e entenda os benefícios da fidelização dos clientes, veja 5 dicas eficientes para fazê-lo e, ainda, saiba como medir os resultados obtidos. Boa leitura!

A real importância de fidelizar clientes na clínica médica

Fidelizar clientes tem mais impactos ao negócio do que muitos imaginam. Quando você toma medidas para isso, a clínica conquista diversos benefícios como:

  • segurança: há maior segurança de faturamento, pois se sabe que a clínica tem uma quantidade de clientes com grande probabilidade de retorno, o que permite realizar melhores planejamentos estratégicos e financeiros;
  • expansão da carteira de clientes: além de fazer com que os pacientes retornem, eles recomendarão seus serviços para amigos, colegas e familiares — conhecido como marketing boca a boca;
  • melhora a imagem do negócio: transmite maior profissionalismo, o que expande as oportunidades da clínica perante os clientes, parceiros e fornecedores;
  • economia: fidelizar os clientes atuais é mais barato que conquistar novos clientes. Além disso, graças ao marketing boca a boca, você reduz os custos de marketing;
  • aumento de preços: os clientes que ficam satisfeitos com o serviço e confiam na clínica estão dispostos a pagar valores maiores.

As 5 principais dicas para fidelizar pacientes da clínica

Veja as medidas mais eficientes para fidelizar seus pacientes.

  1. Seja pontual

Ninguém gosta de perder todo o dia ou despender mais tempo que o necessário na sala de espera. Muitas clínicas têm esse problema e acreditam ser uma situação normal, mas se o seu negócio consegue prestar serviços de forma mais ágil, será um diferencial competitivo para fidelizar seus clientes.

  1. Humanize o atendimento e a recepção

O conceito de medicina humanizada tem sido bastante reverenciado e é um dos fatores que mais pesa para fidelizar um paciente. Não ser tratado como um número, ser ouvido com atenção, com respeito, e empatia em uma hora extremamente vulnerável é o que todas as pessoas desejam. Valorize esse tipo de atendimento, transmita seu conhecimento com clareza e sensibilidade e seus pacientes sempre voltarão.

  1. Cuide do ambiente

O gestor deve investir na higienização, aparência e conforto de seu estabelecimento de forma generalizada, pois isso faz com que o cliente se sinta melhor no local. Algumas dicas para tornar o ambiente mais agradável são:

  • colocar uma música ambiente ou televisão;
  • disponibilizar água, cafezinho e biscoito;
  • ter atenção à circulação do ar e à temperatura.
  1. Capacite a equipe

Prepare os colaboradores para enfrentar as complicações da rotina de uma clínica. Você pode realizar treinamentos, investir em cursos ou materiais educativos para que eles saibam como atender os clientes da melhor forma, saibam resolver os problemas dos pacientes e lidar com imprevisibilidades.

  1. Capriche no pós-atendimento

O relacionamento entre a clínica e o paciente não termina depois de seu atendimento, você deve estruturar estratégias de pós-atendimento para criar uma aproximação com o cliente. Você pode enviar lembretes para marcar retornos, oferecer promoções para clientes fidelizados, enviar materiais informativos etc.

A melhor forma de analisar os resultados

Para saber se as ações adotadas estão trazendo melhorias para a fidelização de pacientes você precisa utilizar indicadores-chave de desempenho (KPI). São métricas aplicadas antes e continuamente depois da realização das mudanças no seu escritório. Alguns KPIs usados para medir a fidelização são:

  • Net Promoter Score (NPS ou rede de promotores): solicita-se uma nota de 0 a 10 ao cliente, perguntando se ele recomendaria o estabelecimento aos seus conhecidos. As notas 9 e 10 indicam que ele é um divulgador da sua marca;
  • taxa de retorno: quantidade de clientes que marcam retornos à clínica;
  • churn rate: mede a perda de clientes em um determinado período.

Quando o médico consegue fidelizar pacientes da clínica, ele consegue aumentar o faturamento e reduzir seus custos simultaneamente, o que contribui para o desenvolvimento saudável do negócio.

Como mencionamos, uma das formas de fidelizar os clientes é humanizando o atendimento. Quer saber como fazer isso? Leia nosso artigo e saiba como melhorar o atendimento ao paciente!