Saber como calcular capital de giro em uma clínica médica é uma das ações mais importantes em seu estabelecimento. Ao conhecer esse montante, você terá entendimento sobre o valor que necessita para manter o seu negócio em perfeito estado de funcionamento.

Muitos empresários deixam o capital de giro de lado, mas negligenciá-lo pode ser arriscado para o seu empreendimento, colocando-o em uma situação financeira complicada e difícil de sair.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito e a metodologia de cálculo do capital de giro. Acompanhe-nos nesta leitura!

Capital de giro e suas definições

O capital de giro é o montante de dinheiro necessário para que a sua clínica médica possa executar todas as suas atividades de forma ideal. Ou seja, é o valor que você precisa para operacionalizar a sua empresa, pagando todos os custos e despesas necessários para manter o negócio funcionando durante certo tempo.

O capital de giro é importante para saber o faturamento mínimo devido para garantir o pagamento de todos os gastos e conhecer o lucro que pode ser obtido, assim que a receita ultrapassar esse limite.

Ciclo operacional e financeiro

Dentro do conceito de capital de giro, temos o ciclo operacional, que nada mais é que o intervalo de tempo que foi gasto nas atividades da sua clínica até o recebimento das consultas ou procedimentos executados.

O ciclo financeiro, por outro lado, é o tempo que existe entre os eventos operacionais e os pagamentos ou recebimentos efetuados.

Cálculo do capital de giro

Entendidos os conceitos, vamos passar para a parte do cálculo do capital de giro. A fórmula é bem simples:

  • CGL = AC – PC;

Assim, temos que:

  • CGL: corresponde a Capital de Giro Líquido;
  • AC: significa Ativo Circulante;
  • PC: Passivo Circulante.

No Ativo Circulante será inserido o somatório de todas as aplicações financeiras, contas a receber, saldos de caixa e banco. No Passivo Circulante, todas as contas a pagar.

No entanto, entender esses conceitos não é complicado. Para aplicar o controle de capital de giro na sua clínica é importante adotar algumas práticas que mencionaremos logo abaixo.

Tenha um bom controle de caixa e contas bancárias

O controle de caixa e banco é essencial para manter o capital de giro da sua empresa. Ao controlar esses dois elementos, você saberá exatamente quanto será necessário faturar para manter o valor ideal para operacionalizar seu negócio.

Controle suas contas a pagar e receber

O controle de contas a pagar e a receber é fundamental para calcular capital de giro da sua clínica médica. Afinal, esses dois elementos compõem a fórmula e não há como se mensurar o valor necessário sem ter um bom controle de ambos.

Execute um bom controle de materiais armazenados

Além disso, também é interessante efetuar um bom controle de materiais utilizados em suas consultas ou procedimentos. Esses elementos serão adquiridos utilizando o valor obtido no cálculo do seu capital de giro.

Sendo assim, um descontrole dessa área da sua clínica pode prejudicar o capital de giro e tornar o cálculo viciado, gerando um valor incompatível com o que você, efetivamente, necessita para manter sua empresa em perfeito funcionamento.

Por fim, é importante que você tenha em mente que precisa aplicar o conceito descrito neste artigo, além de saber como calcular capital de giro em seu negócio. Ao fazer isso da forma que foi mencionada, você conseguirá otimizar os resultados da sua clínica médica.

Se você quiser continuar aprendendo sobre assuntos importantes para a gestão do seu negócio, confira outro post que preparamos. Nele, mostramos qual a importância do fluxo de caixa para a clínica médica.