Saber como fazer um planejamento tributário é um tipo de ação que pode transformar as contas do seu negócio. Uma empresa da área médica que não cuida das suas questões fiscais corre sérios riscos de sofrer problemas graves que podem prejudicar severamente sua saúde financeira.

Nesse contexto, é de extrema importância saber identificar todos os pontos da legislação que são aplicados ao seu negócio para que, a partir de então, seja possível elaborar o planejamento e obter todos os benefícios que ele pode proporcionar.

Neste artigo você entenderá, definitivamente, a importância do planejamento tributário, bem como aprenderá algumas técnicas para implementar esse processo em sua clínica. Acompanhe!

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário para área médica é um processo que tem por objetivo garantir o pagamento de tributos adequados para uma empresa. Em outras palavras, significa que esse processo pode ajudar sua empresa, de forma legal, a reduzir seus tributos e conquistar uma carga tributária justa para o seu tipo de empreendimento.

Para tanto, o empresário deve avaliar todas as variáveis que interferem na apuração tributária do seu empreendimento, tais como: o volume de faturamento, quantidade de gastos fixos e variáveis, bem como o tipo de atividade que sua empresa executa.

Todos esses elementos são essenciais para que a sua empresa possa executar perfeitamente o seu planejamento tributário, no entanto, existe outro que precisa ser mais aprofundado e, por isso, dedicaremos um tópico exclusivo para tratar dele. Continue lendo!

Quais são os tipos de regime de tributação existentes?

Um dos principais elementos para elaborar um bom planejamento tributário é a definição dos tipos de regime de tributação. Esse elemento é o que determinará o volume de tributos que a sua empresa pagará.

Essa escolha deve ser feita no início do ano e não pode ser alterada até o fim desse período. Um simples erro nessa definição pode fazer com que sua empresa pague mais impostos do que ela realmente deveria pagar, prejudicando severamente a saúde financeira do empreendimento.

Lucro Real

O Lucro Real é um regime de tributação mais complexo e que demanda outras obrigações acessórias, como o envio de declarações e informações para os órgãos de tributação e fiscalização.

O ponto mais marcante desse regime de tributação é o recolhimento do IRPJ e CSLL. A base de cálculo desses impostos é obtida por meio do resultado da operação: receitas — ou seja, o lucro efetivo da empresa, daí, então, pode entender por que essa modalidade tem esse nome. Além disso, as alíquotas de PIS e COFINS são ligeiramente maiores do que em outros regimes.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é um regime de tributação em que o IRPJ e CSLL é calculados com base em um percentual determinado pela Lei, que pode variar entre 1,6% e 32%, dependendo da atividade da sua empresa.

Nesse sentido, é aplicado esse percentual ao faturamento que corresponderá à base de cálculo para aplicação das respectivas alíquotas desses impostos. Nesse regime também existirá a necessidade de prestar informações aos órgãos de tributação.

Simples Nacional

O Simples Nacional, por fim, é o regime mais comum entre as empresas brasileiras. Os tributos das empresas dessa modalidade são pagos com uma única guia, que é calculada com a aplicação de um percentual que pode variar de acordo com o faturamento da empresa.

Apesar de ser mais simples, esse regime de tributação não deve ser selecionado sem uma profunda análise nos outros elementos que interferem no pagamento de impostos da empresa. Até mesmo o Simples Nacional pode ser prejudicial, caso a sua margem de lucro for muito pequena.

Como fazer um planejamento tributário eficiente?

Agora que você entendeu como funciona cada um dos regimes de tributação, vamos conferir um passo a passo sobre como fazer um planejamento tributário eficiente para a sua clínica.

Conheça a legislação vigente

Inicialmente, você precisa ter uma boa noção da legislação fiscal vigente. No entanto, como a Lei Tributária muda com muita frequência, é essencial que você conte com o apoio de um profissional da contabilidade para o ajudar nesse processo.

Além de contar com o seu contador, é necessário que você também desenvolva um relacionamento de proximidade com ele para ficar pode dentro das novidades da Lei, bem como para aprender um pouco mais sobre os pontos que são aplicados ao seu negócio.

Entenda quais são os tributos aplicáveis à clínica médica

Também é importante que você conheça os tributos que são aplicáveis à sua empresa. Alguns — como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS — são comuns a todos tipos de negócio. No entanto, existem outros que são destinados apenas para determinados tipos de negócio.

Faça uma análise das suas receitas e despesas

A análise das receitas e despesas do seu empreendimento é fundamental para elaborar o seu planejamento tributário. Com base na análise desses dois elementos você poderá ter uma base melhor para definir o regime de tributação mais adequado ao seu negócio.

Selecione o seu regime de tributação

O próximo passo, depois da análise de receitas e gastos, é a efetiva escolha do regime de tributação. Para fazer isso, analise cada um dos que mencionamos em outro tópico deste artigo. Lembre-se que essa escolha precisa ser muito bem acertada, pois não poderá ser alterada até o final do ano.

Conte com o apoio de uma empresa especializada

Por fim, como mencionamos, é fundamental que você conte com o apoio de um contador para realizar esses processos. Esse profissional, além de ser um grande conhecedor da Legislação Tributária, também está acostumado a lidar com esse tipo de questão e saberá como aplicá-la em seu estabelecimento.

Outro ponto que precisa da sua atenção é a escolha desse profissional. Como empreendimentos médicos têm algumas particularidades, o ideal é que você conte com profissionais que já atuam nesse segmento e têm mais experiência para fornecer as melhores informações para elaborar o seu planejamento tributário.

Agora que você já entendeu como fazer um planejamento tributário para sua empresa, não perca tempo e comece a aplicar esses conceitos o quanto antes em seu negócio. Lembre-se que sua empresa pode estar correndo riscos sem esse processo bem definido.

Se você quiser saber mais sobre como aplicar esse conceito, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Teremos muita satisfação em ouvir suas necessidades e apresentar as melhores alternativas.