Como reduzir custos na clínica? Isso pode fazer toda a diferença na lucratividade do empreendimento. Entretanto, não se trata de uma tarefa simples, que pode ser feita por mero entendimento superficial do gestor.

Deve-se deixar bem claro que os gastos são essenciais para que a empresa mantenha suas operações com o mesmo grau de qualidade e estrutura necessária para realizar todos os serviços e atendimentos.

Neste artigo, mostraremos a importância da redução de custos para o seu negócio e apresentaremos 5 dicas que você pode adotar. Acompanhe!

Qual a importância de reduzir custos na clínica?

Quando se fala em redução de custos, muitas pessoas já pensam que o negócio está passando por dificuldades ou que teve o número de clientes reduzido. Porém, nem sempre isso é verdade.

Sabemos que esse processo tem uma finalidade muito nobre dentro de um empreendimento: aumentar a rentabilidade. Além de possibilitar que a clínica obtenha mais lucros com suas operações, isso garantirá que ela cresça e tenha um futuro mais próspero e abundante.

No entanto, muitos empreendedores desse ramo, ao saberem da importância de se reduzirem custos em seus empreendimentos, acabam fazendo isso de forma totalmente equivocada. Assim, ao invés de obter ganhos financeiros, prejudicam sua atividade reduzindo tanto sua capacidade de atendimento quanto a qualidade dos serviços.

Quando isso ocorre, testemunhamos o caminho inverso da redução de custos em um empreendimento. O processo simplesmente não contribuirá para o crescimento sustentável do negócio, mas, sim, para o seu fracasso — e fechamento em pouco tempo. Por esse motivo, além de confirmar a importância de reduzir custos na clínica, é necessário saber como fazer isso.

Como reduzir custos na clínica?

Agora que você já entendeu a importância de se reduzirem os custos em uma clínica médica, mostraremos 5 dicas práticas que você pode começar a aplicar ainda hoje para conseguir executar essa tarefa de forma otimizada, sem prejudicar a operacionalização e administração do seu negócio. Continue lendo!

  1. Faça um diagnóstico da estrutura atual

O primeiro passo que deve ser dado é conhecer sua estrutura atual. É necessário que você tenha plena clareza de todos os gastos do seu empreendimento. Isso permitirá distinguir os que são essenciais daqueles que são dispensáveis.

Nesse contexto, ficará mais fácil elaborar um planejamento para reduzir determinados gastos sem prejudicar o negócio. Para ter sucesso nessa tarefa, é fundamental obter o máximo de conhecimento sobre o dinheiro que é gasto na empresa, portanto, você pode dedicar um bom tempo a essa tarefa, pois ela servirá de base para todas as outras.

  1. Evite o pagamento de contas em atraso

O pagamento de contas em atraso gera custos completamente desnecessários para o negócio. Esses são os únicos que podem ser totalmente eliminados sem medo de causar algum tipo de prejuízo administrativo para a clínica.

Em alguns casos, de fato, o atraso ocorre devido à falta de recursos para quitar com a obrigação em dia. Porém, na imensa maioria, o motivo número um para que isso ocorra são falhas na gestão financeira e no acompanhamento do seu fluxo de caixa.

Essas questões devem ser gerenciadas para evitar o pagamento de juros e multas desnecessários, bem como, para preservar a sua credibilidade perante fornecedores e credores.

  1. Otimize e automatize processos

Em se tratando do ambiente empresarial, quando mencionamos a palavra “otimizar” estamos nos referindo à tarefa de tornar procedimentos e rotinas mais eficientes, rápidos e possíveis de serem mensurados e analisados.

Para tanto, é fundamental que esses elementos possam ser automatizados utilizando as ferramentas tecnológicas que temos hoje em dia. Essa estratégia, além de possibilitar mais agilidade e praticidade nas atividades diárias da sua equipe, contribuirá para o melhor conhecimento dos custos do empreendimento.

Um bom sistema de gestão é capaz de gerar relatórios contendo informações valiosas sobre o volume de gastos do negócio, bem como as formas como esse dinheiro está sendo utilizado. Ao conhecer essas informações, você terá em mãos os dados necessários para avaliar se determinados custos são essenciais ou dispensáveis e saberá a melhor forma de eliminá-los ou, pelo menos, reduzi-los.

  1. Terceirize serviços

Acredite, nem sempre tomar conta de todos os departamentos da sua empresa é sinônimo de economia. Esse tipo de prática chega a ser impossível, afinal, o dia tem apenas 24 horas e, além de administrar a clínica médica, você tem outras atribuições específicas.

Portanto, para solucionar esse problema e, ainda, reduzir custos, você pode terceirizar algumas áreas do seu empreendimento. Ao contratar empresas para realizar atividades, você deixará de ser obrigado a cumprir com obrigações trabalhistas. Somente isso já seria motivo suficiente para que você queira terceirizar algumas áreas para reduzir custos.

Além disso, as empresas terceirizadas sempre serão especialistas na atividade que desempenham. Assim, além de reduzir seus gastos mensais, você terá acesso a um serviço altamente qualificado e poderá contar com o máximo de qualidade.

Caso a terceirizada contratada não cumpra com suas exigências, você, simplesmente, procura outra, sem ter que se preocupar com rescisões, multas rescisórias, pagamento de proventos e demais custos trabalhistas, respeitando apenas as cláusulas contratuais.

  1. Faça o acompanhamento constante

Por fim, é crucial que, após implementar todas essas estratégias, você faça o acompanhamento constante dos seus custos. Isso garantirá que as medidas adotadas estejam, efetivamente, proporcionando resultados positivos para o seu empreendimento, evitando gastos desnecessários que só prejudicam a saúde financeira do negócio.

Esse acompanhamento também servirá para identificar se essas ações, de alguma forma, prejudicaram o funcionamento ou a gestão de alguma área da sua empresa. Nesses casos, você deve reformular a estratégia e adotar outras medidas para a redução de custos, visando sempre ao perfeito funcionamento de cada um dos setores da clínica.

Além disso, é interessante contar com um serviço de contabilidade especializado. Essa empresa, que será uma terceirizada, poderá auxiliar na mensuração dos seus gastos, bem como na verificação de custos que podem ser reduzidos ou eliminados sem prejudicar a operação do negócio.

Ao seguir esses passos, além de saber como reduzir custos na clínica, você terá mais tranquilidade de executar esse processo, tendo a garantia de que a operacionalização, qualidade e quantidade de serviços realizados não será afetada, contribuindo para o aumento na lucratividade da empresa e seu crescimento sustentável.

Gostou dessas dicas? Ficou com alguma dúvida ou tem algo a acrescentar a este conhecimento? Então, deixe um comentário logo abaixo. Sua opinião é muito importante!