Gerir um negócio é uma tarefa complexa. Ao administrar uma clínica ou consultório os esforços devem ser concentrados no que realmente importa: atender seus pacientes com atenção e cuidado. Porém, para isso, todo o negócio deve estar saudável para que seus esforços estejam centralizados no local correto.

Nos primeiros anos de atividade os desafios são ainda maiores. Tudo ainda está  em construção, o que pode parecer um pouco assustador. Mas, com um bom planejamento e seguindo alguns passos básicos, a gestão da sua clínica ou consultório pode se tornar uma tarefa muito mais simples.

Atenção ao planejamento

Até a tomada de decisão de abertura da sua clínica ou consultório foi necessário realizar todo um plano, não é mesmo? Esse planejamento, quando bem feito, evita e prevê os principais problemas que podem surgir pelo caminho. Por isso não tenha receio de sempre consultar esse documento e, se necessário, adaptá-lo às mudanças que surgirem.

Calma, os pacientes virão!

Uma das maiores preocupações no início da gestão de uma clínica ou consultório é o processo de conquista e fidelização dos pacientes. No início pode parecer uma etapa sem fim, mas calma.

  • Atenção com os pacientes que você já tem. A indicação ainda é uma das melhores formas de conquistar novos clientes e proporcionando uma boa experiência no seu consultório o processo será natural.  
  • Invista em marketing digital. Mesmo sem ter uma verba alta para investir na divulgação do seu consultório não negligencie o marketing da sua empresa. Esteja presente nas redes sociais e comunique com os seus seguidores de forma coerente e rápida.

Trace metas! (e coloque no papel)

É importante ter, de forma objetiva e clara, seus principais objetivos profissionais. Trace metas reais e determine os caminhos até a sua conclusão. Coloque no papel, por exemplo, a quantidade de pacientes que quer adquirir em determinado período de tempo, qual o faturamento quer alcançar e onde pretende chegar com o seu empreendimento.

Não se acomode!

Mesmo se tudo estiver ocorrendo como o planejado não caia em uma zona de conforto. Estejam sempre atentas às novidades do mercado, invista em especializações e em equipamentos que podem modernizar a sua rotina médica.

Empreender pode ser algo instável, principalmente nos primeiros anos, por isso esteja preparado para possíveis crises e inconstâncias na rotina.

Tem alguma dúvida na contabilidade e gestão da sua clínica ou consultório? Entre em contato com a Top Controller. Somos um escritório de contabilidade especializado na área médica. Diferenciamos-nos por prestar serviços contábeis e assistência organizacional de forma simplificada.