O Prontuário eletrônico do paciente (PEP) consiste na versão digital do prontuário médico de papel. As clínicas ou consultórios que aproveitam das vantagens do prontuário eletrônico conseguem multiplicar seu faturamento e seu desenvolvimento no mercado.

O fato de ser uma ferramenta eletrônica facilita o armazenamento e acesso de todo o histórico médico do paciente. Sua utilidade é bastante ampla e permite o anexo de imagens, exames, alterações e diversos outros conteúdos.

Quer saber como essa tecnologia ajuda seu negócio na prática? Neste artigo explicamos suas principais vantagens e, no fim, ensinamos como implementá-lo! Confira!

Quais são as 5 principais vantagens do prontuário eletrônico?

  1. Aumento da produtividade

Constantemente os profissionais da saúde necessitam acessar os prontuários de seus pacientes. Por melhor que seja o sistema de organização dos arquivos do estabelecimento médico, leva-se muito tempo para encontrar informações de seus pacientes em documentos físicos.

Mas o uso de um sistema eletrônico agiliza o processo ao possibilitar a pesquisa de termos, nomes, entre outras palavras-chave em mecanismos de pesquisas e usar filtros para direcionar melhor a busca. Isso se aplica a consultas, exames, medicamentos, nome do paciente etc.

Graças a essa funcionalidade, o tempo gasto na tarefa é otimizado e o profissional pode concentrar mais esforços nas atividades mais relevantes.

  1. Maior qualidade no atendimento

Com a implementação do PEP o atendimento também se tornará mais dinâmico. Isso ocorre por diversos motivos, um deles é pela possibilidade de integrar o sistema com dispositivos móveis, o que permite que os colaboradores acessem as informações diretamente por smartphones e tablets.

Em uma situação emergencial e distante do estabelecimento médico, por exemplo, o profissional pode obter todos os dados do paciente de forma remota, conseguindo atendê-lo com mais qualidade.

  1. Impede erros de transcrição e legibilidade

É vital que erros de transcrição e legibilidade sejam evitados ao máximo na rotina dos profissionais de saúde, já que problemas dessa natureza comprometem atendimentos, procedimentos e até a saúde dos pacientes.

Isso é eliminado quando se adota o formato digital, já que as letras serão legíveis e a consulta de dados é facilitada, em caso de dúvidas.

  1. Aumento da segurança

Documentos físicos podem ser perdidos ou sofrer desgastes naturais com o transcorrer do tempo, tornando-se ilegíveis. Entretanto, quando os dados são armazenados em um ambiente digital, esses problemas serão eliminados.

Além disso, o sistema de gestão adotado pode realizar backups (cópias de segurança) automaticamente, recuperando os dados em caso de perdas, bem como incluir robustos sistemas de segurança (como firewalls, antivírus e criptografia) para evitar subtração de dados. Essa qualidade garante segurança tanto ao médico como ao paciente.

  1. Facilita o controle epidemiológico

Muitos PEPs oferecem filtros que permitem que os pacientes sejam selecionados por enfermidade ou região, isso facilita a identificação de possíveis epidemias e contribui para o controle epidemiológico.

Como implementar o prontuário eletrônico em uma clínica ou consultório?

O primeiro e mais importante passo consiste na criação de uma cultura de inovação na organização, fazendo com que os colaboradores estejam abertos à adoção da tecnologia e entendam seus benefícios. Para isso, marque reuniões e faça palestras explicando a importância da modernização.

Após, é necessário ter acesso a um software de gestão desenvolvido especialmente para atender as necessidades do seu negócio. Essa ferramenta proporciona a utilização do PEP e fornece diversos outros recursos úteis, como controle financeiro.

Por fim, deve-se digitalizar todos os documentos físicos presentes no estabelecimento, bem como treinar e orientar os colaboradores para registrar as informações diretamente no sistema.

Não há como evitar o avanço tecnológico no ramo médico, as vantagens do prontuário eletrônico constituem um grande diferencial para o consultório ou clínica e é fundamental que o gestor esteja aberto para adotar essa novidade.

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