Dicas infalíveis para recepcionistas de consultórios médicos

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O primeiro contato de um paciente ao chegar em um consultório médico sempre é o profissional responsável pela recepção. Por isso essa é uma função de extrema importância para uma boa impressão do negócio.

Parte significativa da gestão, administração e organização do consultório também acaba sendo delegado para quem cuida da recepção do consultório ou clínica médica. O papel desse profissional vai muito além de atender ligações e marcar consultas, é de sua responsabilidade ter uma visão sistêmica da clínica e estar sempre atento aos problemas e suas respectivas soluções.

Abaixo separamos 6 dicas especiais para você se destacar nesse segmento.

Proatividade é importante

Ter iniciativa na realização das tarefas de um consultório médico é primordial. A rotina de um médico é sempre muito corrida, por isso muitas das tarefas de gestão e administração acabam sendo delegadas para quem está responsável pela recepção, principalmente em consultórios menores.

Se atentar às necessidades administrativas que melhorem a rotina médica é fundamental. Ofereça soluções, pesquise o que os outros profissionais utilizam de ferramentas, softwares, etc. Dessa maneira será possível ver as tendências do mercado e assim se destacar nesse segmento.

Muita calma nessa hora

Recepcionar um consultório é estar o tempo todo atendendo pessoas distintas, por isso é necessário paciência para lidar com as adversidades dessa rotina. Muitas vezes, por exemplo, você não encontrará as pessoas com bom humor, mas é necessário ter empatia. Estar em uma consulta médica pode ser um momento delicado, por isso é necessário tratar cada paciente com calma e respeito. Além disso uma experiência ruim na recepção da clínica prejudica a imagem do local podendo, inclusive, ser o fator decisivo entre fidelizar um paciente ou não.

Transmita confiança

Ao atender um paciente  faça tudo de maneira simples, objetiva e clara. A recepção é o local que deve ter todas as informações de forma precisa. Não deixe ninguém esperando ou perdido. Oriente os procedimentos, quanto tempo deve ficar aguardando, etc. É de extrema importância que toda essa orientação seja realizada de forma correta e de maneira simpática.

A Tecnologia é sua amiga

Papelada e realização de tarefas manuais não combina mais com o atual momento. Ter familiaridade com as tecnologias é fundamental em uma rotina médica. A cada dia que passa os processos se tornam menos manuais e mais digitais. Se possuir dificuldade em criação de planilhas ou manipular sistemas de gestão, talvez seja o momento para investir em um curso rápido de atualização. É importante não ser resistente às mudanças, a tecnologia vem para ajudar e contribuir para mais praticidade e eficiência.

Organização sempre

Uma das principais características de quem recepciona uma clínica é a organização. Ter tudo documentado, uma agenda bem elaborada e as tarefas a serem executadas com prazos estabelecidos é fundamental. Comece com a organização do seu ambiente de trabalho, isso reflete nas suas funções diárias e também na imagem do consultório de quem chega para uma consulta.

Busque atualização profissional

Esteja sempre em busca de aperfeiçoamento profissional. Procure cursos online ligados a gestão, administração e atendimento ao público. Busque por ferramentas que ajudem a melhorar a sua rotina profissional e auxilie nas suas tarefas diárias.

Nós, da Top Controller, sabemos da importância de um recepcionista para uma clínica ou consultório médico. Seguindo essas dicas com certeza o seu trabalho será muito mais valorizado e reconhecido.

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