Como fidelizar clientes no seu bar ou restaurante

 

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Administrar um negócio alimentício não é uma tarefa fácil. Em tempos de crise manter o mesmo número de clientes nesse segmento é um grande desafio. Com um menor poder econômico muitas pessoas deixam de comer fora de casa. Por isso, traçar estratégias para fidelizar seus clientes é fundamental. Listamos abaixo algumas dicas que vão melhorar o desempenho do seu bar ou restaurante, confira:

Qualidade

Parece óbvio, mas depois de um tempo gerindo o mesmo comércio o empreendedor pode cair em uma perigosa zona de conforto. Não dá para se esquecer de priorizar o mais importante: a qualidade de seus produtos e serviços. Tente avaliar essa questão de uma maneira mais externa, peça feedback aos seus clientes. Você pode fazer isso por meio de uma caixinha de sugestões, formulário ou no tradicional “boca a boca” porém, nessa última opção, o cliente pode não ser totalmente sincero, já que verbalizar uma crítica negativa pode ser mais difícil. Veja o que pode ser feito, mas não deixe de descobrir o que o seu cliente está pensando, só assim é possível realizar melhorias efetivas.

Experiência

Não ser apenas mais um dentro de um mercado extremamente competitivo é a chave para o sucesso. Para se destacar não é necessário apenas fornecer bons pratos, isso é o mínimo que se espera de um bar ou restaurante. Hoje em dia os consumidores tendem a valorizar a experiência como um todo. Então, além de comidas de boa qualidade, é necessário se atentar aos detalhes.

Um ambiente limpo, organizado e uma decoração coerente são partes de uma boa impressão e, consequentemente, de uma melhor experiência. Algumas ações também podem ser feitas para que seu cliente se sinta satisfeito. O seu negócio possui alguma promoção para aniversariantes do mês, por exemplo? Que tal oferecer um drink ou uma sobremesa gratuita para quem realizar a comemoração no seu estabelecimento?

As possibilidades são infinitas, conheça o seu público e pense no que pode ser feito. Um local que oferece uma experiência completa, indo além de uma boa comida, agrega valor ao seu negócio e ajuda na fidelização. Faça com que seu cliente se sinta acolhido e especial. E não pense que para proporcionar uma boa experiência é necessário ser um restaurante de luxo ou de grande porte. Leve em conta seu público, sua realidade e cuide de tudo com atenção e carinho.

Promoções

Campanhas promocionais são sempre uma boa estratégia. Combos, prato do dia, cartões de fidelidade. Todo tipo de ação promocional é válida, porém comunique de forma clara as vantagens. Não adianta nada ter ótimas promoções se o seu cliente não tiver acesso à informação, que deve estar visível no menu e em locais de destaque no ambiente, só cuidado com a poluição visual.

Opções

Ofereça alternativas para seus clientes, mas cuidado! Não se desespere e tente ser um “faz tudo”. Se você tem um restaurante de comida italiana não deve colocar no cardápio feijoada só para aumentar o cardápio. Tenha foco!

No seu bar ou restaurante existe uma opção vegetariana e/ ou vegana no seu menu? Existem opções mais saudáveis? Sem glúten? Atender esse tipo de público com restrições alimentares é fundamental para se destacar. Ofereça opções!

Segundo uma pesquisa, realizada pelo IBOPE, o número de vegetarianos quase dobrou nos últimos 6 anos, sendo hoje 29 milhões de pessoas adeptas a esse estilo de vida. O número de pessoas que buscam por produtos veganos também vem crescendo. Possuir uma opção vegetariana e vegana no seu cardápio significa a possibilidade mais clientes.

Atendimento

Não adianta ter uma comida maravilhosa, bom preço e ambiente confortável se a pessoa que está no caixa atendendo, por exemplo, é mal-educada. Invista no bem-estar dos seus funcionários, proporcione treinamentos e frise sempre a importância de um bom atendimento. Um tratamento cordial pode ser o fator determinante se aquele cliente irá voltar ou indicar o seu estabelecimento para terceiros.

Gostou das nossas dicas? A Top Controller possui parceria com o Abrasel –  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e está sempre com um olhar atento para o setor de alimentação fora do lar. Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer atende-lo.

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